Caros cervejeiros,
Vou descrever uma forma de preparar e aplicar o açúcar para refermentação na garrafa de forma mais precisa. Utilizaremos seringa para distribuir o açúcar nas garrafas. Esta técnica é recomendada para quem fermenta e matura no mesmo balde. Desta forma não podemos misturar o priming e mexer direto no balde pois levantaria os sedimentos no fundo. Além disso chamado açúcar invertido acelera o consumo pelas leveduras e ajuda a carbonatar mais rapidamente do que utilizar açúcar comum.
Vamos precisar de um vido ou recipiente com graduação de 100ml (suficiente para 10 Litros) e 200ml (suficiente para 20 litros).
Limpe e sanitize o vidro. Neste caso utilizei 100g de açúcar:

Foto 17-11-15 14 59 58

Depois ferva água filtrada em uma pequena panela por 5 minutos. Jogue devagar a água fervida no vidro até completar o nível 100ml. Assim você obterá uma solução de 100ml de água com 100gr de açúcar:

Foto 17-11-15 15 10 28

Esvazie a panela que acabou de utilizar e despeje a solução de açúcar com água nela. Dê uma fervida rápida e vá mexendo com uma colher de inox sanitizada.
Está pronto. Agora você pode pegar uma seringa sanitizada e distribuir o açúcar nas garrafas. Cada 1ml na seringa equivale a 1g de açúcar invertido:

Foto 17-11-15 15 15 25

Então você agora pode planejar o quão carbonatada sua cerveja será. Recomendo esse artigo do blog Breja do Breda.ou esse do Henrik Boden para você entender como fazer o cálculo da quantidade correta para cada estilo de cerveja. Lembrando que carbonatação de garrafas com priming exige estudo pois é muito perigoso, se fizer da forma errada poderá causar um acidente. Mas como regra geral, para uma cerveja devidamente atenuada, 6g por litro vai dar uma cerveja lindamente carbonatada.

Por questões de segurança, recomendo a utilização do manômetro de garrafa:

manometrodegarrafa

Basta encaixar em uma das garrafas do lote. Poderá acompanhar de forma precisa como anda a carbonatação sem precisar abrir garrafas antes da hora e desperdiçar cerveja. Poderá saber também se a carbonatação atingiu níveis perigosos e antecipar medidas de segurança.

Abraço a todos !! Marcus Lutz