Como clarificar sua cerveja com gelatina

Muitas vezes quando fazemos nossa cerveja queremos que ela seja cristalina. A primeira análise que fazemos de uma cerveja é a visual. Observamos o colarinho e a cor dela olhando contra a luz. Quando ela esta transparente a cor da cerveja fica mais evidente, e na maioria dos estilos isso é considerado muito bom. Já em alguns estilos a turbidez é aceitável ou até exigida, como nas Weizenbiers, Witbiers, New England Ipas etc.. Diversos fatores podem contribuir para uma cerveja turva:

1 – Maltes com alto teor de proteínas;

2 – Não recircular o mosto na mosturação;

3 – PH alto;

4 – Fervura fraca;

5 – Não utilizar Whirfloc;

6 – Resfriamento lento do mosto;

7 – Leveduras com tendência a não flocular e sedimentar;

E vários outros, com certeza daria pra escrever um livro sobre cada um deste itens. Mas nosso objetivo não é se aprofundar neles.

Vou ensinar uma técnina muito fácil, prática e barata de se conseguir excelentes resultados, mesmo quando todos os itens listados acima não estavam do jeito ideal. Esta técnica é amplamente utilizada por cervejeiros do mundo todo.

A gelatina sem sabor ajuda a precipitar partículas em suspensão na cerveja que contribuem com a turbidez. Segue abaixo um passo a passo:

0 – Este procedimento deverá ser realizado após a fermentação, e de preferência após uns 2 dias de maturação próxima a 1C.

1 – Compre 1 pacote de gelatina sem sabor de 20g para cada 20 litros de cerveja a ser clarificada.

2 – Limpe e sanitize um vidro com uma marca de 200ml, uma colher de aço inox e o termômetro. Ferva a água por 5 minutos e coloque 200 ml no vidro.

3 – Insira o termômetro dentro da água no vidro e aguarde a temperatura cair a 70C.

IMG_6829

4 – Quando atingir 70C, jogue a gelatina e mexa com a colher de aço inox para dissolver.

IMG_6830

IMG_6831

5 – Agora é só jogar no balde fermentador espalhando pela superfície e deixar uns 5 dias o mais próximo possível de 0C. Pronto !!! Você verá uma enorme diferença.

Conte pra gente como foi o seu resultado !!!

 

 

2 thoughts on “Como clarificar sua cerveja com gelatina

  1. Prof. Dourival says:

    Marcus….fiz uma leva de 18litros de uma pale ale e com a técnica da gelatina realmente o resultado é muito mlehor. a cerveja perdeu toda turbidez. Ficou show….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);