Fizemos uma receita especial para você! A ideia é uma cerveja leve e refrescante que vai harmonizar com o calor do verão e ficará pronta bem rápido. Ideal para beber na praia ou naquele churrasco com os amigos. Corre que ainda da tempo! Você nunca fez cerveja antes? Então não perca tempo e veja esse material gratuito que preparamos para você aprender em casa. 🙂
Session IPA Bahia Malte
OG: 1047 FG: 1010
ABV: 4,8%
IBU: 30
Maltes:
GoldSwaen Munich Light (Caramunich Light) – 6%
(Eficiência estimada em 72%)
Lúpulo:
Você pode escolher qualquer lúpulo de aroma e sabor intenso para essa receita. Como nossa idéia é fazer uma single hop, vamos sugerir um lúpulo novo e pouco conhecido entre a maioria dos cervejeiros que é o Sabro. Possui intenso aroma e sabor de frutas tropicais com notas de manga. Mas fique à vontade para escolher qualquer outro e fazer combinação a gosto. Se tiver dúvidas fale com nossa equipe que te ajudaremos. Quantidades calculadas em gramas por litro de cerveja envasada:
01 – 0,65g/Litro faltando 20 minutos para o fim da fervura.
02 – 1g/Litro no final da fervura. Pode adicionar no whirpool e aguardar 20mins.
03 – 3,3g/Litro no Dryhopping. Adicione no quarto dia de fermentação.
Algumas sugestões de lúpulos que podem ficar muito bom também:
Levedura:
Recomendamos utilizar a clássica levedura americana US-05 que possui perfil neutro de ésteres para deixar o lúpulo brilhar como protagonista.
Água:
Sulfato de Cálcio 1g para cada 20 litros de água
Cloreto de Cálcio 1g para cada 20 litros de água
Distribuir os sais igualmente entre água da mostura e água de lavagem. Essa quantidade foi calculada para uma água pobre em sais como é o caso da água em Salvador e região. Se tiver dúvida, não coloque nada.
Brassagem:
Aquecer a água até 69C e jogar o malte moído. Manter a temperatura em 67C por 60 minutos. Após a filtragem, ferver por 60 minutos. Adicione os lúpulos conforme descrição acima. Resfrie, transfira para o fermentador e inocule o fermento.
Fermentação:
Manter em 17C por 4 dias. Adicionar os lúpulos do Dryhopping no quarto dia e subir a temperatura 1C por dia até chegar em 20C e parar de atenuar. Depois baixar para 0,5C por sete dias e envasar.
Dicas:
Evite o contato da cerveja com oxigênio a todo custo. Se tiver cilindro de Co2 utilize ele na hora do envase para preencher a garrafa ou o barril antes de colocar a cerveja. Se for fazer priming pode usar 6g por litro, e aguardar 10 dias. Mantenha as garrafas a 18C durante esse período.
Não trasfegue a cerveja do fermentador para maturar em outro recipiente, essa é uma cerveja para se beber jovem, portanto não há riscos de autólise ou qualquer outro off-flavor. Se você trasfegar perderá muito dos aromas e sabores do lúpulo.
Para levar a sua cerveja para a praia, uma dica é envasar em Pets de 1 Litro, as garrafas são resistentes e fáceis de transportar. Conseguirá um bom aproveitamento de espaço na maioria dos recipientes térmicos. Além da vantagem de não precisar usar arrolhador e tampinhas metálicas no envase. Você pode reaproveitar os Pets adquiridos na Growler Station da Bahia Malte ou comprar Pets novas também.
Para não precisar esperar a refermentação na garrafa, você pode adquirir o Kit de Carbonatação de Pets
Com ele você poderá consumir a sua cerveja em 15 dias.
Esperamos que aproveitem bem o final de ano! Contem para nós o que acharam da receita deixando aqui o seu comentário! 🙂