Você gostaria de começar a fazer cerveja mas se assusta com a quantidade de equipamentos, e complexidade do processo?
Trouxemos uma proposta diferente que vai te ajudar a entrar na brincadeira!
O Kit Primeira Brassagem propõe uma forma simplificada de fazer 5 litros de cerveja, eliminando etapas complexas como a moagem, mosturação e filtragem, reduzindo bastante o tempo do processo, permitindo que você utilize a panela que você já tem, no fogão da sua cozinha, e dispensando o uso de fogareiros e chiller de resfriamento. É muito fácil!
Vantagens:
– Maior chance de dar certo;
– Resultado satisfatório;
– Pouco equipamento;
– Baixo investimento;
– Brassagem rápida;
A receita utiliza extrato de malte puro, lúpulos frescos e fermento especial que dispensa o uso de geladeira com controlador.
Dê o primeiro passo rumo ao mundo cervejeiro com o Kit Primeira Brassagem Bahia Malte, e depois se quiser evolua adquirindo um Kit avançado.
Veja como é a brassagem:
A receita é uma Amber Ale. Leva 700g de extrato de malte, 10g de lúpulo e 11g de fermento.
Como fazer:
1 – Coloque 6 litros de água mineral (não pode ter cloro) na panela e ligue o fogo. Se não couber tudo na panela, reserve a outra parte em outra panela e adicione no final.
2 – Adicione o extrato de malte enquanto mistura e espere ferver. Não tampe a panela.
3 – Quando começar a ferver, comece a contar 30 minutos.
4 – Quando completar 15 minutos de fervura, adicione o lúpulo.
5 – Caso tenha separado uma parte da água em outra panela, ferva por 5 minutos para esterilizar e deixe preparada para misturar em uma única panela no final, ou diretamente no balde para completar o volume. Importante que essa água esteja resfriada à temperatura ambiente: aprox 30C.
6 – Após completar 30 minutos de fervura, desligue o fogo e coloque a panela em uma bacia com gelo. Precisará de 5 kg de gelo aproximadamente. Recomendamos que faça o gelo um dia antes para economizar.
7 – Enquanto resfria, lave o balde fermentador com bucha (lado amarelo) utilizando detergente sem aroma. Remova o lacre da tampa para facilitar o manuseio. Depois sanitize o balde fermentador com álcool 70. Borrife em todas as superfícies e deixe agir por 10 minutos. Após esse período deixe escorrer o resíduo. Não é necessário enxaguar novamente.
8 – Quando estiver em temperatura ambiente (aprox. 25C) transfira o mosto da panela para o balde fermentador. Se possível, não deixe os resíduos do fundo da panela caírem no balde. Esta previsto uma perda aproximada de 500ml. Mas se cair um pouco não tem problema.
9 – Despeje o sachê do fermento no balde. Feche a tampa pressionando com força até ouvir os estalos. Abra a torneira do airlock e coloque a mangueira mergulhada em um recipiente com água limpa. Quando a fermentação começar você verá bolhas no recipiente, é o gás carbônico produzido pelas leveduras sendo expelido pelo air lock. Nesta etapa a levedura vai transformar os açúcares do mosto em álcool e gás carbônico.
10 – Armazene o balde em local fresco, com pouca variação térmica e com o mínimo de luz. Pode utilizar uma caixa térmica se quiser. Espere 7 a 10 dias até a fermentação finalizar. Quanto mais próximo de 18C conseguir manter melhor. Mas em temperaturas na faixa de 25C consegue-se resultados satisfatórios.
11 – Após o término da fermentação, armazene o balde fermentador em uma geladeira para iniciar a maturação por 7 a 15 dias. O ideal é manter a uma temperatura próxima de 1C. Nesta etapa a cerveja vai clarificar e os sabores vão arredondar.
12 – Após terminar a maturação, inicie o envase. Adicione 3 sachês de 2g de açúcar em cada garrafa de 1 litro. Transfira a cerveja para o Pet abrindo a torneira e enchendo lentamente sem formar bolhas. Feche e guarde em local fresco sem luz. Nesta etapa a cerveja vai refermentar na garrafa por mais 7 dias no mínimo para formar o gás carbônico.
13 – Depois é só gelar e beber.
Se interessou? Clique aqui e adquira agora o seu!