Turbine sua cerveja com Terpenos

Vamos apresentar para vocês um produto que esta sendo muito utilizado para turbinar as IPA´s no mundo todo.

Terpenos são compostos naturais extraídos de todas as partes das plantas: raízes, sementes, folhas, flores e frutos. Existem mais de 30 mil terpenos catalogados, e suas propriedades variam. Nós cervejeiros buscamos aroma e sabor.

Recentemente várias empresas começaram a extrair estes compostos e isolar para comercialização. E para a nossa alegria já começaram a extrair os principais Terpenos presentes nos lúpulos.

Todos já ouviram falar em Mirceno, Cariofileno, Geraniol etc. Esses são alguns dos Terpenos, também chamados de “óleos essenciais”, substancias presentes nos lúpulos, cruciais para a cerveja e que proporcionam uma grande variedade de aromas e sabores como cítrico, floral, frutas vermelhas, frutas tropicais, eucalipto etc.

Algumas empresas estão conseguindo extrair e isolar esses compostos e disponibilizar comercialmente inclusive para cervejeiros caseiros.

Mas qual é a vantagem?

O Terpeno é altamente concentrado, com poucas gotas você consegue transformar sua cerveja depois que ela já fermentou e maturou, evitando as perdas geradas com as adições de grandes quantidades de pellets de lúpulo. Pode também adicionar as gotas durante a fermentação para que ocorra biotransformação.

 

Mas atenção: eles não geram amargor, sendo necessário que durante a fervura você ao menos adicione uma quantidade apenas para amargor, como um Magnum no início da fervura por exemplo.

Outra vantagem de utilizar os Terpenos é diminuir o risco de não obter um resultado de aroma e sabor satisfatório. Quando você adiciona as gotinhas direto no barril ou logo antes do envase a chance de obter o resultado com precisão é maior.

Além disso, diferente dos lúpulos, o Terpeno não oxida ou atenua, e também não tem polifenois e taninos.

Para além dos benefícios de aroma e sabor, os Terpenos são compostos que podem trazer benefícios para a saúde pois possuem propriedades como anti-inflamatória, bactericida, fungicida, acalmante etc.

Para atingir um resultado melhor, a dica é misturar os Terpenos para conseguir complexidade, visto que os lúpulos naturais possuem diversos Terpenos, então usar proporções diferentes de pelo menos 3 Terpenos poderá atingir um resultado ainda melhor.

Algumas empresas nos EUA já estão usando cromatografia para reconstruir em laboratório o perfil de cada variedade de lúpulo e vendendo o blend pronto para uso. Quem sabe em breve teremos no Brasil também.

Conheça o perfil de aroma e sabor de alguns Terpenos que tem disponível na Bahia Malte:

Com a popularidade das IPA´s e todas as suas subvariantes, tudo indica que os Terpenos poderão ser cada vez mais uma ferramenta mágica para os cervejeiros.

Sugestão para testes:

Se 1ml é aproximadamente 20 gotas, e o fabricante informa que 1ml para 10 litros já é suficiente para atingir um resultado satisfatório, você pode fazer algumas regras de 3 e colocar por exemplo 8 gotas de 3 opções diferentes para 10 litros, ou quem sabe encher um growler de 2 litros e reduzir ainda mais as proporções para fazer testes.

E aí? Curtiram? Alguma dúvida? Deixem seu comentário! 🙂

Deixe um comentário