Bitter ? Saiba mais…

Bitter !!! O que podemos dizer sobre esse estilo?

É um estilo de cerveja tradicional da Inglaterra. “Bitter” quer dizer “amarga”. De Cor âmbar, aroma e sabor de lúpulos terrosos, e herbais, leve frutado da fermentação, notas sutis de pão, caramelo e torrado. Característica fundamental: Perfeito balanço entre dulçor e amargor com drinkability suficiente para beber vários pint´s. Mas de onde surgiu esse equilíbrio mágico que define o estilo?

Começou durante o imperialismo britânico e a revolução industrial nos séculos XVIII e IX. A revolução industrial trouxe abundância de carvão, que alavancou a indústria metalúrgica e impulsionou por sua vez outras indústrias como as malterias. Foi nessa época que as fornalhas de secagem de malte foram aperfeiçoadas e pararam de usar madeira como combustível. Como isso afetou a cerveja?

Surgiram os maltes “pale” de cor mais clara, sabor mais neutro e sem notas de defumação. Seu primeiro registro ocorre durante o reinado da Rainha Anne entre 1702 a 1714. Sim, até então as cervejas tinham cor escura com notas de torrado e defumado. Incialmente o malte pale ale era caro e produzia cervejas para as classes mais ricas, enquanto os operários bebiam as Porters feitas com maltes escuros.

Foi então que um cervejeiro chamado George Hodgson que tinha uma cervejaria no leste de Londres inaugurada em 1750 decidiu encher os navios que iam para a Índia com cervejas sendo um dos primeiros a exportar cerveja britânica. Mas as Bitters já eram Bitters? Ainda não…Hodgson precisou ajustar a receita para não estragar nas fatídicas condições a que as cervejas eram expostas durante o trajeto de navio da Inglaterra até a Índia. Quais ajustes foram feitos?

Aumentou a carga de lúpulos com intuito de ajudar a conservar a cerveja por mais tempo, deixando a cerveja mais amarga. Além disso ele reduziu a gravidade original da cerveja, fazendo com que ela secasse mais durante a fermentação ou seja com menos açúcares residuais, o que dificultava a contaminação por propagação de micro-organismos indesejáveis. Então neste momento surge a cerveja pale ale caracterizada por um amargor mais pronunciado e corpo mais leve. Surge o slogan “India Pale Ale” que daria início a uma sub categoria de cervejas mais lupuladas que hoje chamamos de IPA.

Cerveja também é história! Espero que tenham gostado deste pequeno relato. Ficou com água na boca? Vem na Bahia Malte experimentar a Bitter que fizemos junto com a Cervejaria Híbrida e a Acerva Baiana.

Quer receber nossa receita de Bitter? Entra em contato pelo what´s app e solicite para nossa equipe. Teremos prazer em ajudar você! 

Bibliografia:

DANIELS, Ray – Designing Great Beers

 

Deixe um comentário