Cold IPA…

Já ouviram falar em Cold Ipas?

Vamos falar desse jeito novo de fazer cerveja criado pelo Kevin Davey da Wayfinder (Portland-OR) que está fazendo sucesso no Estados Unidos e ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo.

Tivemos a oportunidade de visitar a Wayfinder e bater um papo com o Kevin para entender melhor alguns detalhes. Mas o que é uma Cold Ipa? Segundo ele:

“Limpa e refrescante, com magnífico aroma de lúpulo, amargor limpo e assertivo e um final seco, crisp e limpo que faz o bebedor ansiar por outro gole.”

Para entender o que ela é, vamos direto para a receita, começando pelos grãos: 30% de arroz ou milho, o resto malte pilsen. Grist típico de uma American Lager. Só isso! Ele prefere o arroz mas como ficou caro, está usando milho em flocos na receita. Lembrando que para usar o arroz é preciso fazer o processo de gelatinização antes. O objetivo é aumentar a atenuação e deixar a cerveja seca, clara, final curto (crisp) com aquela cor amarela típica de cervejas com adjunto. Puxe a OG para 1060 a 1070, e tente chegar em 1007 a 1009 de FG.

E os lúpulos?

Use qualquer combinação de lúpulos americanos que desejar com adições pesadas no whirpool. Pode adicionar com 30 minutos para ajudar a levantar o amargor. 50 Ibus é um bom ponto de partida.

No dry hopping, adições no final da fermentação. O Kevin adiciona os lúpulos e fecha a válvula de alívio do tanque para pressurizar, com isso carbonata a cerveja na fermentação, consome o oxigênio proveniente do lúpulo e puxa alguma biotransformação dos lúpulos. Além disso ele faz um krausening, ou seja, adição de mosto com fermento fresco de outro tanque para ajudar a consumir esse oxigênio incorporado no dry hopping. Para nós caseiros já complica um pouco, podemos pular essa parte.

Finalmente a fermentação…

Lager w34/70. Mas então é uma IPL? Hop Lager? Não! A Cold Ipa fermenta a 18C com o objetivo de varrer o sulfuroso típico das lagers que segundo ele não combina com lúpulos americanos, além disso beneficia a extração dos óleos dos lúpulos. A fermentação a 18C deixa a cerveja limpa e sem ésteres. Os ésteres podem dar uma “sensação de dulçor” que na Cold Ipas não é desejável. Pode usar qualquer outro fermento lager alemão que, segundo ele, também funciona, mas eu sugiro testar. Para ajudar na clarificação ele usa Biofine ou clarificantes a base de sílica.

Resumindo:

A Cold Ipa é uma fusão de dois grandes sucessos americanos, as Americans Lagers e as Ipas. Mas porque o “cold”? Ele diz que é para: puxar a imagem na sua cabeça de uma cerveja geladíssima, mas “hopped as f*ck”.  

Uma cerveja que com certeza combina muito com o Brasil! 

1 thoughts on “Cold IPA…

Deixe um comentário