Seja um Juiz BJCP

O BJCP (Beer Judge Certification Program) administra o Programa de Exames BJCP, que é a porta de entrada na organização para novos juízes e um mecanismo para elevar a classificação dos juízes existentes.

Como se tornar um Juiz BJCP:

1 – Estude e familiarize-se para fazer o exame de entrada! O exame é online e permite que você possa se cadastrar para a segunda etapa que é Exame de Juiz, envolvendo a parte prática.

Não faça este exame sem estudar os seguintes guias:

-Guia de Estudo do Exame de Cerveja Online do BJCP;

-Guia de Estilo (Versão 2022 em Português);

-Manual de Procedimentos do Juiz do BJCP;

2 – Faça seu cadastro no BJCP e realize o exame online. Custa 10 dólares. São 180 perguntas que devem ser respondidas em 60 minutos. Após o término do exame você será notificado por e-mail se passou ou não. Se você passou parabéns! Não é um exame fácil. Agora você tem o certificado que é exigido para a segunda etapa que é o Exame de Juiz envolvendo a parte prática. Se não passou, não desista! Estude os pontos que teve dificuldade e realize novamente!

3 – Passar no exame prático, ou “tasting” vai dar o título de Juiz BJCP. Procure no site do BJCP o Calendário de Exames para saber quando terá algum próximo de você. A data precisa ser até 12 meses após o exame online. Nesta etapa o exame será presencial e exigirá experiência sensorial para identificar estilos e possíveis defeitos nas amostras.

4 – Após obter o Certificado de Juiz BJCP, você poderá acumular pontos e subir no ranking do programa. Participar de concursos como juiz, organiza-los e promover exames ajudam a ganhar pontos e subir no ranking.

Deixe um comentário